Ravenna é a capital da província de
Ravenna região de
Emilia-Romagna, cituada no nordeste da Itália.
O período mais importante de Ravenna começa quando ela se torna a terceira capital do império romano do ocidente em 402. Com o fim do império em 476 o rei da Itália Odoacerus [Odoacro] mantem a capital.
Em 493 após longo conflito o vice-rei Teodorico toma a cidade, nos mais de 30 anos de governo ele constrói parte das grandes obras da cidade.
Em 540 entra em Ravenna o exército bizantino, colocando o fim do reinado dos godos. É neste período sob o domínio de Justiano I que a cidade viveu seu esplendor, o grande legado artístico e arquitetônico que hoje apreciamos descendem desta época.
Com o fim do império romano a cidade entra em declínio e ao longo dos anos é abandonada, o livro História de Ravenna vendido na cidade diz "Até a primeira metade do século XIX Ravenna segue sendo uma das províncias mais deprimidas e esquecidas da Itália setentrional."
Interessante é entender que o declínio de Ravenna foi importante para a preservação pois ao contrário de cidades prósperas como Roma ou Milão seus patrimônios bizantinos paleocristãos não foram convertidos em barrocos nos séculos XVII e XVII.
Ravenna é patrimônio cultural da humanidade segundo a UNESCO.
______
Após está breve introdução histórica vamos algumas curiosidades da viagem.
Itália é um dos países que mais trás visitantes para suas terras; para cidades famosas como Roma, Veneza, Milão, Florença, etc... Ravenna neste cenário é tida como uma cidade pouco turística. Vemos indícios disso no fato de não haver trem de alta velocidade para lá, a cidade mais próxima é Bologna.
Eu sai de Firenze [Florença] para Bologna e lá segui a Ravena. As diferenças nos usuários do trem ficaram claras, quando embarquei para Ravenna o idioma italiano ficou mais presente, ficando nítido que se tratava de passageiros regulares que para um turista é muito interessante, pois o turismo massivo de cidades como Roma e Firenze dificulta um pouco uma apreciação mais imersiva.
A grande importância de Ravenna na arte e arquitetura sacra está na preservação da arquitetura paleocristã também chamada de bizantina, sendo considerada o início da arquitetura Românica.
■ Basilica di San Vitale
Os mosaicos da Basílica são referencia para arte sacra e em especial bizantina. Sua construção é contemporânea a Basílica Santa Sophia em Constantinopla [Istambul] - na época capital do império bizantino - e ambas são construídas com planta radial com cúpula central, uma variação das basílicas retangulares.
■ Museu Nacional de Ravenna
Nas antigas instalações do mosteiro beneditino de São Vital está o museu nacional de Ravena, formado de 3 claustros. Seu acervo é composto desde arte helênica
■ Mausoléu de Galla Placidia
No mesmo terreno da Basílica está o mausoléu de imperatriz Galla Placídia.
■ Basilica Sant Apollinare In Classe
Próximo a Ravena está a cidade de Classe, lá está localizada uma das obras mais importantes da arte e arquitetura paleocristã, a Basílica de São Apolinário.
 |
Túmulo de San Apollinari |
■ Chiesa Santa Maria Maggiore.
Faz parte do conjunto arquitetônico da Basilica di San Vitale.
■ Chiesa San Giovanni Evangelista
■ Battistero degli Ariani
■ Battistero Neoniano
■ Piazza e monumento a Anita Garibaldi
Minha família é oriunda e a maior parte vive no sul do estado de Santa Catarina, na região a cidade de maior valor histórico é Laguna ao qual sua ilustre filha é Anita Garibaldi - heroína de dois mundos. Caminhando por Ravenna descubro que assim como Dante Alighieri ela morreu aqui, e encontro uma Piazza Anita Garibaldi e o monumento a Heroína de dois mundos em frente ao Liceo Clássico Dante Alighieri.
■ Basilica Sant Francesco e a Tumba de Dante Alighieri
O escritor da Divina Comédia viveu seus últimos 3 anos em Ravena, a convite do príncipe Guido Novello da Polenta.
 |
Via Guido Novello da Polenta. |
 |
Basilica Sant Francesco |
■ Mausoleo di Teodorico
Um pouco afastado do centro histórico da cidade o mausóleo fica próximo ao parque Rocca Brancaleone.
 |
Rocca Brancaleone |
■ Cattedrale della Risurrezione di Nostro Signore Gesù Cristo
A catedral é um exemplo de Igreja que foi reformada e "atualizada" ao estilo de outros tempos, como o barroco.
Não fotografei tantas outras belas obras que visitei como a Igreja de São Apolinário Novo; museu arcebispal, etc...
Para quem quiser conhecer a origem da arte cristã, vá a Ravena.
_______
Bônus:
Aconselho a Piadina de Sququerone [tipo de mussarela da região] com prosciutto do restaurante La Piadina del Melarancio.
Arq Eduardo Faust
Na bibliografia usei além do E.H Gombrish:
The Pelican History of Art [Early Christian and byzantine arch] do Richard Krautheimer.
Ravena Ciudad de Arte Edizioni Salbaroli.