Autor

Minha foto

Arquiteto e Urbanista, sócio fundador do escritório FAUST arquitetura em 2005, trabalhando no mercado de arquitetura, engenharia e design. Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em 2004.Pós-graduado em Espaço celebrativo litúrgico e arte-sacra na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia [FAJE].
Assina a autoria de 108 Igrejas, 22 salões paroquiais, 18 centros de evangelização, 5 sedes de ação social e 8 casas paroquiais, em 13 estados, 57 cidades no Brasil e no México. Além disso participou em outros projetos e obras como consultor. Ministra palestras e Cursos em Arquitetura Sacra. Escreve artigos para a revista Paróquias e Casas Religiosas de São Paulo.


CONTATO

arq.Eduardo.Faust | CAU A44041-8 | FAUST arquitetura | CAU 33490-1

■ Cel. whatsapp | 48 | 999779388 EMAIL | contato@eduardofaust.com
SITE | eduardofaust.com
■ FACEBOOK | facebook.com/FAUST.eduardo

sábado, 20 de março de 2010

■ CATEDRAL DE CRISTO LUZ - OAKLAND CALIFORNIA EUA | Projeto.: Skidmore, Owings and Merrill

Projetada pelo multinacional escritório Skidmore, Owings and Merrill, a "Cathedral of Christ the Light" faz uso da alta tecnologia e do desenho contemporâneo a serviço de conceitos sacros, sendo um belo exemplo de templo desenhado conforme as indicações do concílio vaticano II.

O conceito básico da luz, pode ser notado pelo engenhoso controle da iluminação natural, e pelo pantocrator projetado no tímpano frontal, que podendo ser visualizado tanto no interior, quanto no exterior da obra.

Seu presbitério chama atenção pelo destaque do Altar e Ambão. O altar é disposto com ênfase em sua centralidade, a quantidade de degraus é discutível, pois pode ser interpretado de forma a distanciar excessivamente a assembleia, dando a impressão de algo inalcançável. Porém é inegável o seu resultado quanto destaque e centralidade na liturgia.

O ambão retorna ao ambão medieval, o púlpito, que particularmente me agrada muito pela simbologia de ao proclamar a palavra elevar-se [significado da palavra ambão].

Também chama a atenção o grande número de capelas

Um grande acerto que deve ser levado como regra, é o uso de materiais crus, vemos madeira, concreto aparente, aço e etc... São materiais largamente utilizados na arquitetura modernista e seus derivados, mas que na Igreja possuem um significado especial por se tratar de materiais expostos como realmente são, sem maquiagem, quando se trata do cristianismo Cristo é a verdade então ele deve ser celebrado com verdade.

Um vídeo postado mais abaixo explica todos conceitos aplicados no prédio.
















■ Video com os conceitos da obra



■ Site da paróquia
http://www.ctlcathedral.org

■ Arquivos PDF sobre os conceitos da Igreja
http://www.ctlcathedral.org/resources/adult.shtml

■ Sobre a obra, site Skidmore, Owings and Merrill
http://www.som.com/content.cfm/into_the_light


Exibir mapa ampliado



4 comentários:

  1. Olha, o edifício pode até estar a serviço "serviço de conceitos sacros, sendo um belo exemplo de templo desenhado conforme as indicações do concílio vaticano II" e só tendo um detalhe, quase nada significativo: foi concebido como um templo protestante, para uma seita protestante. A seita protestante endividou-se e tiveram de vendar o edifício. Na época a Diocese de Oakland precisava de um maior espaço para grandes celebrações e uma futura catedral, viram então, que seria mais barato e cômodo comprar o templo ao invés de construir um novo.
    Com isso nos perguntamos: de onde vem a ideia de igreja/templo/espaço liturgico "conforme as indicações do concílio vaticano II"?
    Cada qual pode responder mas, certamente não é católica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é inveja, por não conseguir construir algo semelhante ou melhor!!!!
      Pois a palavra de Deus é a mesma em qualquer lugar a primeira missa foi celebrada em meio a pedras etc, e nem por isso não era desconsiderada sua importância!!! aiaiai Fala sério

      Excluir
  2. Resposta ao Anônimo:
    Os templos católicos surgiram da adaptação de construções: Domus eclésia, basílicas inclusive templos de outras religiões tornaram-se católicos. Hoje aqui no Brasil transformamos galpões, casas em Igrejas. Está claro que a adaptação feita na Igreja de Cristo Luz contempla as indicações do concílio vaticano II, estamos analisando neste caso a Igreja finalizada e não pormenores de sua concepção.

    ResponderExcluir
  3. Ola Eduardo,
    Sou o Givanildo, fiz a pós em arte sacra contigo.
    Acho que meus alunos andaram se baseando no seu blog para trabalho da Catedral Luz, só pra comentar, quando vi a referencia, fui verificar e vi que era seu.
    http://arquiteturadosagrado.blogspot.com.br/2010/03/catedral-de-cristo-luz-oakland.html
    Abraço

    ResponderExcluir