CONTATO

■ whatsapp | 48 | 999779388 email | eduardofaust@gmail.com
site | faust.arq.br ■ FACEBOOK
■ instagram | @faustarq

ARQ EDUARDO FAUST | CAU A44041-8

Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.
Pós-graduado em Espaço celebrativo-litúrgico e arte-sacra na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Minas Gerais FAJE.

Em 2005 fundou o escritório FAUST ARQUITETURA

Assina a autoria de mais de 200 construções ligadas a Igreja em mais de 100 cidades em 15 estados no Brasil, México e Portugal.

Ministra palestras e Cursos em Arquitetura Sacra.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

■ Como foi a II Semana de Arquitetura Sacra em Maringá.PR

Aconteceu em Maringá no Centro Pastoral Senhor Bom Pastor, a II Semana de Arquitetura e Arte Sacra organizado pela Diocese de Umuarama, mais especificamente pela Arquiteta Angela Laino, os Padres Claudemir Capriolli, Jéferson Cruz e equipe [Ingride, Caroline, Anselmo, etc..].


Aproveitando a presença de Claudio Pastro,  eu e o artista plástico Silvio mostramos e debatemos nossos trabalhos  no dia que antecedeu o evento.


Farei algumas considerações sobre o conteúdo do evento:

______________________________


 Evento/Programação

Compuseram a lista de participantes: padres, seminaristas, arquitetos, pintores e estudantes. A troca de informações foi grande, principalmente em torno dos trabalhos expostos no átrio do edifício.

Além das palestras a programação foi enriquecida com eventos extras como a apresentação do coral  Arautos do Evangelho, mesas redondas e etc.

Centro Pastoral Bom Pastor


__________________________

██ Palestras


█ Cládio Pastro

Abrindo o evento Pastro deu ênfase aos efeitos nocivos do uso da iluminação artificial e da sonorização em nossos corpos. Listou os pontos de dissonância desses meios com a preparação corporal/mental para a experiência espiritual. Este tema também foi utilizado como alívio cômico da palestra: "temos aguentar este pirulito [microfone] entre eu e vocês"

Outro significante em seu discurso foi a importância da oração e do aprendizado da palavra na santa missa.

Num segundo momento ele mostra parte de seus trabalhos, dando mais atenção a Basílica de NS Aparecida  e obras no exterior. Neste momento ele mostra um conhecimento singular sobre referências tipologias de escolas e linguagens da arte sacra em diversos lugares do Brasil.

Na arquitetura sacra não temos um referencial, um arquiteto sacro que seja ícone da arquitetura sacra pós-moderna ou moderna brasileira. Porém na arte sacra temos -Claudio Pastro. Minha dúvida era se esta escola foi criada por ele de forma consciente. E é ai que vem o ponto mais importante da palestra: Enquanto ele unia o ícone bizantino ao desenho livre de modernistas como Matisse, ele não só queria criar a arte sacra moderna como o ícone brasileiro.

CLAUDIO PASTRO | Capela do Seminário Agostiniano. Maringá.PR 

█ Dom Ruberval Osb

Participando de todo evento o Frei Beneditino foi inspirador como sempre, teoricamente o tema era sobre as cores no espaço sagrado, porém alguém de tamanha cultura acaba por expandir todos temas "eu abro uma parênteses, depois outro parênteses e  outro parênteses e outro parênteses e outro parênteses, ao final fecho dois deles". O que mais me impressiona é que cada pedaço do conteúdo foi nitidamente produzido com longa reflexão intelectual e pessoal somada a farta fonte bibliográfica.

Ao fim ele mostrou o antes e o depois de uma correção que feita por ele em uma de suas obras, ilustrando como uma obra sacra não deve mostrar o artista e sim o sagrado.

Uma coisa que chama a atenção em ambos artistas é o respeito profundo pelas religiões, dando ênfase ao contato com sagrado e não a retóricas institucionalizadas.

DOM RUBERVAL OSB | Igreja Nossa Senhora das Graças. Maringá.PR 

█ Pe.Gustavo Hass e Angela 

Ambos embasaram suas palestras nos documentos da Igreja, alertando ao verdadeiro sentido dos elementos litúrgicos a luz do concílio vaticano II.

█ Pe Claudemir Capriolli com Angela 

Mostraram os fundamentos e de forma prática a importância das comissões diocesana de arte sacra, além de explicar o processo de desenvolvimento do projeto arquitetônico.

_________________________

█ Carta de Maringá

Os debates nas mesas redondas geraram um documento batizado como Carta de Maringá, nela foi listado os principais pontos para darmos mais passos para a implementação da arte e arquitetura sacra.
Dois pontos foram enfatizados:
- A necessidade do ensino de espaço litúrgico e arte sacra nos seminários
- A obrigatoriedade do Clero em contratar Arquitetos e Artistas especializados em obras sacras.







Obs.: A arte gráfica do cartaz é do artista plástico e designer Anselmo, as fotos foram captadas por mim e por colegas variados participantes do evento.

Um comentário:

  1. Puxa que oportunidade única para nós arquitetos,seria interessante que esse evento se estendesse a outras regioes como a que moro(Norte) em Manaus, tenho feito alguns trabalhos religiosos e fico muito em duvida de certos elementos, teria um dvd dessa palestra?grata e parabens

    ResponderExcluir