CONTATO

■ whatsapp | 48 | 999779388 email | eduardofaust@gmail.com
site | faust.arq.br ■ FACEBOOK
■ instagram | @faustarq

ARQ EDUARDO FAUST | CAU A44041-8

Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.
Pós-graduado em Espaço celebrativo-litúrgico e arte-sacra na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Minas Gerais FAJE.

Em 2005 fundou o escritório FAUST ARQUITETURA

Assina a autoria de mais de 200 construções ligadas a Igreja em mais de 100 cidades em 15 estados no Brasil, México e Portugal.

Ministra palestras e Cursos em Arquitetura Sacra.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

■ Igreja parque, igreja centro cultural, igreja escola... O que construir anexo ao templo?


As Igrejas em sua grande maioria possuem instalações adjacentes, as vezes em construções isoladas no mesmo terreno, outras anexas ao corpo da Igreja e outras no térreo do edifício. Propostas adotadas conforme o tamanho e aproveitamento do terreno.

O principal é: o que construir? E como tratar esta área adjacente? Vejo que o programa na maioria das vezes é feito sem muito planejamento sobre o programa em si, ele é baseado em experiências de paróquias vizinhas que trata basicamente de: Salão multi uso, salas de catequese e em menor número casa paroquial.


Analisando o uso real dado para as instalações "extras" do edifício Igreja vemos:
- O salão multi uso é tratado como um local de encontro, utilizada como: cozinhas comunitárias improvisadas; salas de projeção improvisadas e de eventos culturais em geral; sala de reuniões; e o seu uso prioritário: festas da comunidade [maior fonte de renda de grande parte das Igrejas].
- Salas adjacentes ao salão tornam-se secretariais paroquiais, salas de administração da ação social, sala da equipe de canto, etc.
- O conjunto de salas de catequese são desprovidas de infraestrutura de salas anexas [biblioteca, sala de informática] tratadas como salas provisórias.
- A casa paroquial na maioria das vezes possui layout adaptado, sempre com caráter provisório.


■ Igreja de dois pavimentos: Tipologia mais procurada para novos edifícios.

O programa básico se trata da igreja no segundo pavimento e no térreo salão multi uso, porém anexo ao salão temos muitas vezes centro de evangelização, as vezes lojas, as vezes capela, as vezes casa paroquial.

A motivação é pragmática: Aproveitamento do terreno e de transformar dois canteiros de obra em um.
Necessita-se bastante planejamento, pois os custos aumentam significativamente principalmente pelo peso que ganha a estrutura com o pavimento extra. Em contra partida a área construída estará dobrada sem que os custos sejam dobrados.

Em questões de resolução espacial, de acessibilidade layout exige muito mais do arquiteto, principalmente em questões estéticas, temos grandes escadarias ocupando grande parte do terreno e um volume robusto muitas vezes com largura e altura proporcionais.

Igreja Sr Bom Jesus dos Passos em São José.SC [Arq. Eduardo Faust]



█ | Estruturando o programa:

■ Centro cultural e de evangelização | Sala de projeção, biblioteca, sala multimídia, salas de aula, sala de reuniões/conferência, auditório, sala de leitura, sanitários.
■ Centro de ação social | Salas administrativas, salas de aula, salas mulltiuso, sala multimidia, sanitários.
■ Casa paroquial | Suites, oratório, escritório, biblioteca, sala, cozinha, lavanderia, sanitários, etc.
■ Salão Multi uso | Estrutura com cozinha industrial, bar e palco. Com isolamento/tratamento acústico, bar e cozinha construídos sob as normas da vigilância sanitária.

A catedral Nossa Senhora dos Anjos em Los Angeles [arquiteto Rafael Moneo] possui em suas instalações uma grande praça, loja e café. Sendo a Igreja tratada como um local para se passar o dia, assim como ir a um parque, ou simplesmente como a prática antiga de ir a praça em frente a Igreja.

Catedral Nossa Senhora dos Anjos em Los Angeles, California [arquiteto Rafael Moneo]
 Em suma o conceito é pensar o espaço como um centro de cultura cristã, sendo o ponto de encontro da comunidade aonde possam aprender e conversar sobre religião, estendendo o convívio entre fiéis além do culto.


█ | Projeto da ASCUNSEG Ação Social e Cultural Nossa Senhora da Glória em Florianópolis.

A reformulação do espaço foi projetada pelo escritório FAUST arquitetura sob a assessória do Pároco Tarcísio Vieira.

A principio ele foi desenvolvido com um programa complexo complexo, na segunda versão o programa foi simplificado afim de expandir a área do salão multiuso e o número de salas de aula.

 No projeto a casa paroquial aparece de forma independente porem a sede da ASCUNSEG e o centro de envagelização compartilham espaços.

■ Ação Social + Centro de evagelização | Auditório; secretária paroquial, administração ascunseg, sala de atendimento, recepção, salas de aula, auditório com camarim, sanitários, foyer e café; sanitários.
■ Salão Multi uso | Cozinha, bar, depósitos e sanitários.
■ Casa Paroquial | Garagem, sala, cozinha, lavanderia, escritório, escritório do pároco, capela, duas suites, suite de empregados.
■ Área externa | Oratório Nsa Sra da Glória, área de convivência.



■ Planta Baixa projeto ASCUNSEG + Casa Paroquial + Centro de Evangelização
À Construir               À Demolir                Existente

■ Perspectiva Isométrica dos espaços
 

A segunda e definitiva versão, foi retirado o auditório e sua estrutura, assim como foi reduzida a estrutura paroquial, centrando o projeto na ASCUNSEG e no salão multiuso que também será utilizado pela instituição.
 

■ Planta Baixa projeto ASCUNSEG + Casa Paroquial


 
À Construir               À Demolir                Existente

  A reforma foi simplificada diminuindo o volume construído e a complexidade de equipamentos isso  reduziu o custo viabilizando a obra. A área externa ganhou mais espaço criando uma área de convívio mais ampla dando espaço ao oratório Nsa Sra da Glória.

■ Perspectiva Isométrica dos espaços
 
■ Maquete do Oratório Nsa Sra da Glória

■ Planta Baixa Oratório Nsa Sra da Glória e espaço de convivência

■ Perspectiva Oratório Nsa Sra da Glória e espaço de convivência

■ Maquete do Oratório Nsa Sra da Glória







Nenhum comentário:

Postar um comentário