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ARQ EDUARDO FAUST | CAU A44041-8

Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.
Pós-graduado em Espaço celebrativo-litúrgico e arte-sacra na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Minas Gerais FAJE.

Em 2005 fundou o escritório FAUST ARQUITETURA

Assina a autoria de mais de 200 construções ligadas a Igreja em mais de 90 cidades em 14 estados no Brasil e no México.

Ministra palestras e Cursos em Arquitetura Sacra.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

■ Igreja Matriz Sta Teresinha | Timbó SC | Autor Ed.Faust

■ Localização | Timbó – Santa Catarina
■ Diocese de Blumenau - Paróquia Santa Teresinha
■ Pároco | Carlos Humberto Carneiro de Camargo
■ Autor | Arq Eduardo Faust
■ Projetos | FAUST arquitetura & engenharia
■ Equipe | Arq Gustavo da Luz; Arq Renato Campos; Arq Wiliam Hodecker





Antes da nova obra a Igreja possuía uma composição simples de um volume principal que continha a igreja como um todo e um pequeno anexo aos fundos aonde era a sacristia. Foi aberta a parede aos fundos englobando a área de fundos e a ampliando. Sendo assim aproveitamos a diferença de altura do pé direito para criar a capela do santíssimo, a capela da relíquia e Santa Teresinha, duas sacristias e o espaço do presbitério antes subdimensionado foi duplicado.



Esta abertura foi feita de forma a criar linhas em relevo revestidas com pedra que deram ênfase a centralidade do altar e a bela imagem de Cristo [já existente datada de 1969] fixada numa nova cruz. Dois pilares laterais foram revestidos de tijolo maciço limitando o espaço das capelas abertas para a assembleia e para o presbitério. As capelas foram iluminadas de forma tênue e revestidas de madeira tornando-as adequadas a oração individual.








A torre de concreto armado tem o desenho similar ao presbitério, utilizando-se pedras quartizito nas linhas que apontam para a grande cruz de aço cortem que brota do solo até alcançar o ponto mais alto da edificação. 




 



No interior da torre está o batistério que se comunica com o átrio que é acessado pelas portas pivotantes de madeira desenhas especialmente para a obra. Compondo com a torre foram criados anexos com salas do plantão do dízimo, sacristia e paramentos.



Ainda na área externa aproveitou-se a localização da torre para expandir o estacionamento e criar acessos e jardins.   






 O projeto luninotécnico internamente auxilia a liturgia e enfatiza a beleza do conjunto e externamente a torre não só durante o dia ganha um local de destaque na paisagem urbana da cidade de Timbó. 
















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