Aproveitando a presença de Claudio Pastro, eu e o artista plástico Silvio mostramos e debatemos nossos trabalhos no dia que antecedeu o evento. |
Farei algumas considerações sobre o conteúdo do evento:
______________________________
Compuseram a lista de participantes: padres, seminaristas, arquitetos, pintores e estudantes. A troca de informações foi grande, principalmente em torno dos trabalhos expostos no átrio do edifício.
Além das palestras a programação foi enriquecida com eventos extras como a apresentação do coral Arautos do Evangelho, mesas redondas e etc.
Centro Pastoral Bom Pastor |
__________________________
██ Palestras
█ Cládio Pastro
Abrindo o evento Pastro deu ênfase aos efeitos nocivos do uso da iluminação artificial e da sonorização em nossos corpos. Listou os pontos de dissonância desses meios com a preparação corporal/mental para a experiência espiritual. Este tema também foi utilizado como alívio cômico da palestra: "temos aguentar este pirulito [microfone] entre eu e vocês"
Outro significante em seu discurso foi a importância da oração e do aprendizado da palavra na santa missa.
Num segundo momento ele mostra parte de seus trabalhos, dando mais atenção a Basílica de NS Aparecida e obras no exterior. Neste momento ele mostra um conhecimento singular sobre referências tipologias de escolas e linguagens da arte sacra em diversos lugares do Brasil.
Na arquitetura sacra não temos um referencial, um arquiteto sacro que seja ícone da arquitetura sacra pós-moderna ou moderna brasileira. Porém na arte sacra temos -Claudio Pastro. Minha dúvida era se esta escola foi criada por ele de forma consciente. E é ai que vem o ponto mais importante da palestra: Enquanto ele unia o ícone bizantino ao desenho livre de modernistas como Matisse, ele não só queria criar a arte sacra moderna como o ícone brasileiro.
CLAUDIO PASTRO | Capela do Seminário Agostiniano. Maringá.PR |
█ Dom Ruberval Osb
Participando de todo evento o Frei Beneditino foi inspirador como sempre, teoricamente o tema era sobre as cores no espaço sagrado, porém alguém de tamanha cultura acaba por expandir todos temas "eu abro uma parênteses, depois outro parênteses e outro parênteses e outro parênteses e outro parênteses, ao final fecho dois deles". O que mais me impressiona é que cada pedaço do conteúdo foi nitidamente produzido com longa reflexão intelectual e pessoal somada a farta fonte bibliográfica.
Ao fim ele mostrou o antes e o depois de uma correção que feita por ele em uma de suas obras, ilustrando como uma obra sacra não deve mostrar o artista e sim o sagrado.
Uma coisa que chama a atenção em ambos artistas é o respeito profundo pelas religiões, dando ênfase ao contato com sagrado e não a retóricas institucionalizadas.
|
█ Pe.Gustavo Hass e Angela
Ambos embasaram suas palestras nos documentos da Igreja, alertando ao verdadeiro sentido dos elementos litúrgicos a luz do concílio vaticano II.
█ Pe Claudemir Capriolli com Angela
Mostraram os fundamentos e de forma prática a importância das comissões diocesana de arte sacra, além de explicar o processo de desenvolvimento do projeto arquitetônico.
_________________________
█ Carta de Maringá
Os debates nas mesas redondas geraram um documento batizado como Carta de Maringá, nela foi listado os principais pontos para darmos mais passos para a implementação da arte e arquitetura sacra.
Dois pontos foram enfatizados:
- A necessidade do ensino de espaço litúrgico e arte sacra nos seminários
- A obrigatoriedade do Clero em contratar Arquitetos e Artistas especializados em obras sacras.
Obs.: A arte gráfica do cartaz é do artista plástico e designer Anselmo, as fotos foram captadas por mim e por colegas variados participantes do evento.
Puxa que oportunidade única para nós arquitetos,seria interessante que esse evento se estendesse a outras regioes como a que moro(Norte) em Manaus, tenho feito alguns trabalhos religiosos e fico muito em duvida de certos elementos, teria um dvd dessa palestra?grata e parabens
ResponderExcluir