CONTATO

■ whatsapp | 48 | 999779388 email | faust@faust.arq.br
site | faust.arq.br ■ FACEBOOK
■ instagram | @faustarq

ARQ EDUARDO FAUST | CAU A44041-8

Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC.
Pós-graduado em Espaço celebrativo-litúrgico e arte-sacra na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Minas Gerais FAJE.

Em 2005 fundou o escritório FAUST ARQUITETURA

Assina a autoria de mais de 200 construções ligadas a Igreja em mais de 90 cidades em 14 estados no Brasil e no México.

Ministra palestras e Cursos em Arquitetura Sacra.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

■ FUNDAÇÃO | ALICERCE | DAS IGREJAS | Autor Arq.Eduardo.Faust

A fundação somada as vigas de baldrame formam o dito alicerce da obra, para se efetuar estes trabalhos precisamos preparar e entender o solo que estamos lidando. A Igreja Nossa Senhora Aparecida no bairro Serraria, acaba de finalizar esta etapa, exigindo movimentação de terra, execução de muros de arrimo e claro, fundações. A área delimitada pelos pilares soma 720,00m² e foi executa com o sistema hélice contínua com o custo de R$ 63.000,00, veremos mais abaixo o que é, e porque foi escolhido este sistema.
A Igreja Santa Paulina no bairro Jardim Zanelatto que pertencente a mesma paróquia encontra-se nesta mesma etapa.

Primeira ação é a execução da sondagem do terreno, que auxiliará o especialista em cálculo estrutural a especificar o tipo, no caso das igrejas citadas o sistema de fundação profunda foi a melhor alternativa. O engenheiro responsável pelo projeto estrutural deve enviar a empresa de estaqueamento as plantas de cagas das fundações e a planta de locação da obra, a locação da obra é um ponto importantíssimo, pois um erro no posicionamento dos pilares se acumula até o fim da obra. A locação foi feita pelo topógrafo Alexandre Mafra, as fundações pela empresa Geotesc e o projeto estrutural pela Faust arquitetura e engenharia.

O sistema escolhido para ambas Igrejas foi a fundação profunda, estaca de hélice contínua. O relatório tido com a sondagem já prevê o tipo de fundação a ser escolhida, entre superficiais [sapatas] e as profundas [estacas].

A tradicional estaca de concreto [dita bate-estaca] é a mais utilizada pelo custo menor [entre as fundações profundas] porém outros métodos vem se popularizando e tornando-se mais atrativos, principalmente pela eficiência.

A estaca de concreto rende até 50m por dia e tem a resistência de 170tf, enquanto a hélice contínua faz 400m diários e tem a capacidade de carga de 390tf .

A execução de estacas de concreto não garantem a integridade das construções vizinhos, o proprietário antes da sua execução deve assinar termos responsabilizando-se sobre tais traumas. No caso da hélice contínua não há problemas de vibração e descompactação do terreno, esta garantia de integridade das outras construções fez com que tal sistema fosse escolhido.

■ Imagens da execução da fundação de hélice contínua da Igreja Nossa Senhora Aparecida.












__________________________________________________


█ MAQUETE DA OBRA.: Saiba mais sobre este projeto neste link █ █ █ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário